top of page

Transformando metas em conquistas em 2026

  • Foto do escritor: Liza | Construtábil
    Liza | Construtábil
  • há 5 dias
  • 3 min de leitura

Para transformar nossas metas de início do ano em conquistas demandamos de muito mais do que apenas vontade, exige estratégia, planejamento e uma visão clara do que você quer atingir. Pensando justamente nisso, preparamos um guia para te ajudar a fazer as metas de sua empresa saírem do papel e para transformar seu 2026 em um ano de realizações. Vamos lá?


Identifique Oportunidades no Mercado

É de suma importância que, antes de iniciar a criação das suas metas, você analise o mercado em que sua empresa atua: quais são as áreas que têm o maior potencial de crescimento ou até de inovação? Estar atento às tendências do mercado pode abrir portas para novas frentes de negócios ou fortalecer a sua posição no seu segmento.

Vamos pensar em um exemplo? Se o setor de tecnologia está em alta, como a sua empresa pode se beneficiar com isso? Avaliar oportunidades permite que você consiga redirecionar os seus esforços para algo que realmente gere impacto no seu negócio.


Estruture um planejamento financeiro sólido

Não existe uma maneira de transformar as suas metas em conquistas sem um planejamento financeiro sólido. Ele garante que seu negócio esteja pronto para investir em estratégias que geram resultados caso seja necessário.

Aqui, é muito importante prever custos, estabelecer prioridades e criar uma reserva de emergências, que funciona como uma Poupança para lidar com imprevistos. Dessa forma, você se prepara financeiramente para enfrentar desafios que surgirem e também para poder aproveitar oportunidades que possam aparecer.


Use a técnica SMART

A ferramenta SMART foi criada com o intuito de ajudar na definição das metas. Ela foi desenvolvida por um consultor norte-americano, George T. Doran e existe desde 1981. O nome é um acrônimo em inglês que significa: Específica, Mensurável, Atribuível, Realista e Temporal.


A SMART diz que para definir suas metas, é necessário:

  • Ser específico sobre o objetivo que você quer alcançar. Você tem que ser capaz de responder perguntas como: o que se deseja alcançar, por que a meta é importante, quem são os envolvidos e quais os recursos necessários.

  • Conseguir mensurar, ou seja, quantificar a sua meta. Por exemplo, caso a sua meta tenha algum objetivo como “aumentar”, “reduzir” ou até “multiplicar”, torne esses valores palpáveis. Você quer “aumentar” em quanto? Serão valores absolutos ou porcentagem? Qual vai ser a unidade de medida definida?

  • Ser capaz de atribuir quais são os reais responsáveis por essa meta.

  • Estruturar tudo de uma maneira realista. Sonhar é importante, mas é ainda mais importante ter parâmetros alcançáveis. Isso garante que não seja gerada uma frustração que pode afetar o desempenho e engajamento com relação a meta.

  • A etapa final pede para que seja definido um prazo, criando uma meta temporal. Ou seja, definir quando ela vai começar a ser executada e em quanto tempo ela deve ser alcançada.


Agora que apresentamos a você esta ferramenta, temos uma dica: depois de estruturar suas metas e colocá-las em prática, você deve seguir avaliando-a. Isso ajuda a fazer ajustes no prazo ou até adequar etapas que não deram certo.


Tenha uma contabilidade que entende do seu negócio

Trabalhar em conjunto com uma contabilidade especializada que lhe dá todo o suporte necessário é um diferencial que pode acelerar os seus resultados. Com a Construtábil, sua empresa encontra um parceiro que compartilha do seu objetivo: crescer com solidez e alcançar resultados reais.

Nosso trabalho é garantir que você tenha todas as ferramentas necessárias para transformar seus planos em conquistas concretas. Afinal, não é apenas sobre metas, mas sobre realizações.

Com a contabilidade certa e boas estratégias, a sua empresa alcance novos patamares. Prontos para fazer acontecer?

 
 
 

Comentários


ícone do WhatsApp
bottom of page