top of page
Buscar
  • Foto do escritorLiza | Construtábil

Vale mais à pena construir imóveis para vender no CPF ou CNPJ?

O investimento no ramo imobiliário é uma porta para grandes oportunidades. E para quem quer começar na área, sempre surge a pergunta: Será que é melhor construir imóvel no próprio CPF ou é necessário abrir uma empresa?


Continue lendo esse artigo, que vamos tirar suas dúvidas!


O que é uma incorporação imobiliária?

Basicamente, é uma atividade que consiste na idealização e negociação da construção de empreendimentos imobiliários com o objetivo de lucro através da venda.


Preciso ter um CNPJ para construir e vender imóveis?

Não. Atualmente, na legislação brasileira não há obrigatoriedade que a atividade de construção e venda de imóveis seja realizada por meio de um CNPJ. Porém, há alguns fatores que tornam mais vantajosa e segura juridicamente a realização desse tipo de operação através de um CNPJ.


Quais são as principais diferenças entre construir com CPF ou CNPJ?

A principal diferença entre exercer a atividade de incorporação imobiliária no CPF ou CNPJ é o impacto com impostos. Uma pessoa física que deseje construir para revender terá que arcar com um percentual entre 15% de IR sobre o lucro da venda, a título de ganho de capital. Já para uma empresa constituída esse percentual fica entre 5,93% e 6,73% sobre o valor da venda. Além de uma alíquota mais baixa, existem ainda alguns benefícios que podem ser usados para reduzir ainda mais esse valor.


Caso a construção seja feita com o CPF, havendo problemas com a obra ou com um empregado, mesmo após a sua conclusão, e que gere alguma discussão judicial, todo o patrimônio de pessoa física proprietária deste CPF pode ser retido como garantia. Quando você possui uma empresa constituída isso não acontece, porque ela possui seu próprio capital, não impactando diretamente o patrimônio dos sócios, o que gera uma “blindagem” para os envolvidos.


Os bancos também avaliam melhor um CNPJ do que um CPF na figura de vendedor de imóveis novos. E, na compra de material, por exemplo, você pode também ter melhores preços e melhores condições de pagamento no caso de possuir CNPJ.


Esses são apenas alguns fatos que devem ser levados em consideração na hora de optar por construir com CPF ou CNPJ. É fundamental haver a avaliação de outros aspectos para garantir segurança e um melhor negócio para você.


Ficou com dúvidas? Quer abrir uma empresa para investir no ramo imobiliário? Entre em contato conosco pelos nossos canais de comunicação. Somos especialistas no ramo de construção civil e com certeza teremos a melhor solução para você!

857 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page