Buscar
  • Liza | Construtábil

Como deve ser a gestão de RH na Construção Civil

Uma obra de construção civil, para ser bem executada, precisa de planejamento e gestão, para que seja concluída com sucesso e gere receitas para a empresa. Dentro desse processo, não pode ser esquecido o capital humano da empresa, afinal, são as pessoas que fazem tudo acontecer numa obra.


A gente sabe que a área de construção civil é um segmento bem diversificado de profissionais, que exercem diferentes funções em um ambiente que normalmente é considerado como temporário (canteiro de obras). É necessário dar uma atenção especial para que seja feita uma boa gestão de recursos humanos, para ajudar a reduzir a rotatividade. Afinal, treinamento, capacitação e alinhamentos levam tempo. E tempo é dinheiro, ainda mais num canteiro de obras, onde há prazos apertados.


Outro ponto importante que é necessário prestar atenção é com a legislação trabalhista e observar o cumprimento das particularidades da convenção coletiva ou acordo coletivo. Para se ter uma ideia, uma das principais causas de ações trabalhistas no Brasil são referentes à jornada de trabalho. É necessário observar o limite diário de horas extras, o cumprimento dos intervalos intrajornada e interjornada e o pagamento correto das horas extras. E, mesmo que sua empresa esteja desobrigada ao controle de jornada, vale à pena cuidar desse ponto com mais atenção. Em uma possível ação trabalhista, a empresa estará resguardada.


A qualidade da execução da obra está diretamente ligada ao desempenho dos profissionais. Por isso, é importante oferecer qualificação. A construção civil é uma área dinâmica e requer atualização constante, desde o engenheiro até o chefe de obras.

Em qualquer atividade que envolva pessoas que precisam trabalhar em equipe, é fundamental ter um clima organizacional satisfatório. O bom relacionamento depende de todos e vai manter um ambiente agradável e com mais qualidade de vida. Isso ajuda a desenvolver a confiança entre os líderes, liderados, pares e direção da empresa.

O canteiro de obras é um local particularmente cheio de riscos devido às atividades desenvolvidas. É imprescindível garantir a segurança da equipe. Esteja atento ao uso correto e fornecimento do EPI (Equipamento de Proteção Individual). Tenha os laudos de medicina e segurança do trabalho em dia, como PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Se atente para NR 18 (Norma Regulamentadora) que estabelece as condições e o meio ambiente na Indústria da Construção. Procure se informar sobre a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e procure ter uma relação de parceria com os seus membros.


É muito importante ter agilidade nos processos que envolvem a relação dos colaboradores com a empresa. Desde a admissão até o desligamento, são inúmeras as situações e documentos que precisam ser vistos, registrados e homologados. Isso mostra profissionalismo, além de transmitir confiança e credibilidade para os colaboradores.

Colocando em práticas todos esses pontos, certamente haverá resultados positivos no faturamento da sua construtora. Pessoas bem cuidadas geram mais resultado por estarem felizes e satisfeitas com o que fazem.


A Construtábil é especialista no assunto e pode te ajudar nesse processo de construção de uma equipe mais engajada, motivada e produtiva. Deixe seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe!

13 visualizações0 comentário