top of page
Buscar
  • Foto do escritorLiza | Construtábil

Gestão de Notas Fiscais na Construção Civil

As empresas de construção civil que buscam o sucesso não podem apenas pensar no financeiro. Estar em conformidade com a legislação vigente do Brasil é fator crucial, que vai determinar em muitos casos o sucesso do negócio. Dessa forma, fique atento nas informações que separamos sobre o assunto:

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

Conhecida também como NFS-e, que substitui a nota fiscal de papel, em virtude da evolução tecnológica em todas as áreas. Esse é o documento utilizado para registrar e formalizar a prestação de serviços junto entre o cliente e o prestador. O formato eletrônico acabou trazendo mais praticidade ao processo, além de ecologicamente sustentável.

A nota fiscal eletrônica facilita o controle pelas empresas, pois simplifica processos, gera economia com materiais impressos e demanda menos espaço, se comparado com a de papel.

Quem deve emitir a NFS-e na construção civil?

Cada município tem liberdade para instituir suas regras sobre o tema, porém, é fato que todas as organizações que prestem serviços devem emitir nota fiscal de acordo com a sua atividade, exceto as que são isentas por lei.

Como usar a da NFS-e na construção civil?

Na construção civil é imprescindível que as notas fiscais apresentem o número da CNO da obra onde o serviço foi alocado.

Se a NF for de serviços de mão de obra, o prestador também deverá alocar parte de sua folha de pagamento na mesma CNO para a utilização na regularização da obra.

Separamos outras dicas abaixo. Confira!

Se você quer aumentar a produtividade da empresa e não aguenta mais tantos processos burocráticos, fique atento:

1. Conheça a carga tributária

Primeiramente você precisa conhecer as cargas tributárias do ramo da construção civil, pois é um segmento que possui uma série de alternativas tributárias que irão variar de acordo com o tipo de contrato formalizado.

Você precisa estar em sintonia com a legislação para evitar qualquer descumprimento que pode levar a possíveis multas e/ou fiscalizações.

2. Automatize emissões e recebimentos de NFS-e

Os trabalhos manuais são muito mais propensos a erros e, assim como nos canteiros de obras são usadas máquinas para automatizar alguns processos, ter um controle automatizado das notas fiscais vai ajudar bastante a simplificar e aperfeiçoar o registro dos documentos fiscais.

3. Integre seus dados com um sistema ERP

Você já ouviu falar em ERP? A sigla quer dizer “Enterprise Resource Planning”, que em tradução livre é como sistema de gestão integrado. É uma tecnologia muito interessante, que pode ajudar gestores e empreendedores a melhorar seus processos internos, integrando as atividades dos variados setores de uma empresa.

Vale lembrar que as autoridades tributárias estão exigindo cada vez mais detalhes e informações a respeito de serviços e mercadorias transacionadas. Então, ter uma boa gestão das notas fiscais pode evitar problemas, acabando com retrabalhos e minimizando os riscos de falhas.

Entre em contato com a nossa equipe. Somos especialistas no ramo de construção civil e podemos ajudar a otimizar os processos da sua empresa.


84 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page