top of page
Buscar
  • Foto do escritorLiza | Construtábil

4 dicas práticas na organização financeira da Construção Civil

A organização financeira é fundamental para o dia-a-dia de qualquer empresa e precisa ser bem feita para que as metas planejadas sejam alcançadas. A falta de organização e planejamento financeiro podem acarretar em contas atrasadas, acúmulo de dívidas e podem prejudicar a sobrevivência da empresa.


Na área da construção civil, devido ao grande valor de capital que é necessário investir para a construção de uma obra, o controle financeiro é fundamental para que desde o início ocorra um controle eficaz das entradas e gastos.


Veja abaixo quatro dicas importantes e práticas para manter a organização financeira no segmento da construção civil:


1. Uma ferramenta que pode ser utilizada é o ‘Fluxo de Caixa’. O Fluxo de Caixa vai dar uma visão do presente e do futuro da empresa, que pode ajudar na antecipação de decisões assertivas, preservando a saúde do negócio. Com o Fluxo de Caixa, a empresa poderá verificar o saldo disponível para que a obra sempre tenha capital de giro à disposição, afinal, estar preparado para alguma eventual surpresa é sempre o melhor a se fazer.


Ter um bom fluxo de caixa é simples: mantenha suas receitas maiores que os gastos. Mas lembre-se que até mesmo uma empresa lucrativa pode ter problemas com fluxo de caixa.


2. Invista na área comercial e marketing para que se tenha vendas constantes e uma geração de fluxo de receita significativo. A preocupação com as suas vendas todos os meses vai ajudar para que sua empresa seja totalmente sustentável.


3. Na Construção Civil é inevitável em algum momento ter que se lidar com desperdícios. Porém, fique atento: desperdício significa perda de dinheiro! Nesses casos, há chance de o gasto ter sido muito maior do que o necessário, o que irá comprometer o fluxo de caixa. Entenda que essa quantia poderia ser utilizada em novos investimentos, por exemplo. E por mais que seja um valor pequeno, o acúmulo de desperdício, de obra em obra, no final de um ano pode se tornar um valor considerável.


4. Como o fluxo de caixa mostra a visão do futuro também, negocie prazos e condições de pagamento de forma estratégica. Um prazo maior para pagamento pode ajudar a empresa a evitar problemas futuros. E por mais que haja organização e planejamento, algum imprevisto pode acontecer. Por isso, não deixe uma dívida vencer para então pensar em pagá-la. Já providencie a renegociação com total transparência antes do vencimento. Assim, não se corre o risco de perder a confiança do fornecedor.


O Fluxo de caixa precisa ser acompanhado e atualizado periodicamente. Esse controle precisa acontecer de perto, para que a empresa possa agir de forma preventiva e antecipada.


Umas das principais causas de falência das empresas é a falta de organização e planejamento financeiro. O fluxo de caixa é a base da gestão financeira, pois vai ajudar a manter a saúde financeira do negócio.


Tem dúvidas de como organizar seu fluxo de caixa? Entre em contato conosco! Aqui na Construtábil, além de sermos especialistas na área de construção civil, temos o serviço de BPO Financeiro que vai garantir processos financeiros confiáveis, ágeis e seguros para você!

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page