top of page
Buscar
  • Foto do escritorLiza | Construtábil

Dia de jogo do Brasil dá direito a folga?

Faltando apenas alguns dias para iniciar a Copa do Mundo, uma dúvida surge tanto de empresas como de empregados: É ponto facultativo o dia em que o Brasil joga? Terá expediente nos horários das partidas?


A verdade é que não são considerados pontos facultativos os dias em que a seleção brasileira joga e também não há dispositivo na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) de que as empresas devam liberar seus empregados durante a jornada de trabalho. Ainda é importante salientar que, segundo legislação vigente, cabe exclusivamente ao empregador a organização do trabalho. Sendo assim, somente a empresa irá decidir se nesses dias haverá expediente ou liberação para assistir aos jogos.


Como cada empresa pode decidir o que fará nesses dias, o ideal é que seja acordado de forma antecipada a jornada de trabalho a ser cumprida nos dias de jogos e se haverá a compensação de horas. Caso seja optado pela compensação de horas, ela só poderá ser feita através de acordo individual de banco de horas ou previsão em convenção coletiva.

É importante destacar que se a empresa optar em dar folga nos horários de jogos, os empregados não poderão ter descontos no salário. O que pode ser feito é a compensação das horas. E caso a empresa opte em não conceder folga, o empregado não poderá sair da empresa para assistir aos jogos. Nos casos de falta sem justificativa, a empresa pode descontar normalmente, bem como aplicar advertências.


Além da folga, existem outras práticas que podem ser adotadas:


  1. Uma opção seria o home office, que vai permitir o acompanhamento dos jogos sem causar grandes impactos para a empresa, pois não há a necessidade de compensação.

  2. Uma outra opção seria organizar confraternizações internas para assistir aos jogos sem precisar liberar mais cedo. É uma excelente opção, inclusive, para melhorar ainda mais o clima organizacional. É claro que deve-se evitar excessos no comportamento durante a partida. É recomendável postura e atitude adequada por parte dos empregados, sob risco de advertência em casos de excessos que deverão ser avaliados com cuidado e bom senso por parte da liderança. Para manter um excelente clima organizacional, o respeito deve sempre prevalecer.


O primeiro jogo do Brasil está marcado para o dia 24 de novembro, às 16 horas. Se você ficou com alguma dúvida sobre como organizar sua equipe, entre em contato conosco para encontrarmos a melhor solução para a sua empresa.

81 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page